Sobrinhos do Ewald

Locutor da Sessão da Tarde : Uma galerinha do barulho apronta as mais loucas aventuras comentando tudo sobre cinema como você nunca viu !

Saturday, October 22, 2005

Os Meninos do Chicão


Até o último momento, eu relutei. Calafrios me tomavam assim que muitoa amigos - e conhecedores de cinema - vinham me falar que "2 de Francisco" era bom. Eles calafrios tornaram-se terror puro assim que descobri que corre o risco deste filme ser o primeiro filme nacional a ganhar o Oscar. Imagine, a história de Zezé de Camargo e Luciano premiado pela academia.

Em tempo : eu não gosto de música sertaneja. Nada. Alguns eu respeito, mas eu não gosto. E o filme é regado de música sertaneja, por motivos óbvios. E pra piorar, até o Caetano Veloso canta música sertaneja. Dá pra imaginar coisa pior que o Caetano cantando, e ainda música sertaneja ? Pois é, aconteceu.

E assim, cabreiro, finalmente assisti o filme. E tenho que engolir o meu orgulho : o filme é bom. Não é uma obra prima, claro, mas é bom. Mesmo pra quem não gosta de música sertaneja.

Não tem o que falar da técnica. Quem é o diretor, Breno Silveira ? Ninguém. Assinou, sem mérito algum, a produção do filme do Casseta & Planeta. Pode ? E aqui ele foi abençoado pela escolha do excelente elenco, onde até a fraca Dira Paes faz bem o papel de Helena, a mãe da dupla. O resto não vale a pena comentar. Fotografia ruim, típica de filme nacional, o vergonhoso título de "Zezé de Camargo & Luciano Produções", a edição feita como seriado da Globo...Mas com a surpresa do áudio bom, uma ilha em filmes nacionais.

O destaque é mesmo o cast. Ângelo Antônio no papel de Francisco, o jovem Dablio Moreira no papel do Zezé de Camargo ainda criança, Paloma Duarte no papel de Zilú (que nem fede e nem cheira no filme, assim como a tal Zilú) e Márcio Kieling que consegue a proeza de ser parecido com o Zezé de Camargo - o que não é algo necessariamente bom. Ainda tem tempo pra caber um Lima Duarte fazendo uma participação especial. E esse cast leva o filme nas costas.

Bem narrado, o filme passa rápido, pois tem cadência. A trilha sonora combina com filme chegando e saindo nos momentos certos. O drama na dose certa, sem a apelação total que a gente espera pela história. Tem apelação ? Tem claro, mas o necessário. Para os gringos, o filme vai ser melhor ainda, pois não têm aquele histórico da dupla sertaneja que eu e você temos (salvo se você gosta de duplas sertanejas) .

Enfim, dói admitir, mas é bom mesmo. Como falei, nada sobrenatural e final do filme totalmente descartável, mas leva uns pontos por em diversos momentos me fazer esquecer de "quem" estavamos falando.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home