Sobrinhos do Ewald

Locutor da Sessão da Tarde : Uma galerinha do barulho apronta as mais loucas aventuras comentando tudo sobre cinema como você nunca viu !

Friday, October 21, 2005

O Jardineiro Meirelles



Depois de assisir "O Jardineiro Fiel" fiquei pensando o que me levou a achar esse filme bom. Na verdade, muito bom. Será que foram minhas expectativas baixas, uma vez que eu não acreditava muito nessa onda dos diretores nacionais tipo exportação, como o Fernando Meirelles e o Walter Salles ? O Salles inclusive entrou bem com o seu "Dark Water", mesmo tendo cara de super produção e a belíssima Jennifer Connely no papel principal. Porque "O Jardineiro..." deu certo e o "Dark Water" não ? Bem, primeiro que o "Dark Water" é uma remake de um terror asiático, coisa que já anda batida no cinema, com roteiro fraco e interpretações médias por se tratar de um suspense / terror. Só por aí, Salles já entrou bem. Não foi um fiasco total, mas foi quase. "O Jardineiro Fiel" é um filme denúncia. E só por isso caminhava para ser outro fiasco. Ainda por cima, antes mesmo do Meirelles, Ralph Fiennes, um ator muito mais lembrado pelo bonito mas chatérrimo "O Paciente Inglês" do que as boas participações em "A Lista de Schindler" e "Dragão Vermelho" já estava escalado como protagonista. Talvez isso viesse a calhar com o título do filme que tenta mostrar a passividade dos inglêses em relação aos seres humanos, onde o cara dá muito mais valor para o Jardim dele, super bem cuidado, do que para a própria esposa - típico dos inglêses mesmo. O Fiennes tem cara de quem faz isso mesmo. Tranquilo - até demais - passa o ar de "bobalhão" muitas vezes durante o filme. Pra ajudar a esposa de Fiennes no filme seria representada pela Rachel Weiz, que sempre será lembrada por ter feito "A Múmia". E isso embaixo de fofoquinhas dizendo que o Meirelles dispensou a Nicole Kidman para o papel - uma tremenda mentira, sem contar que o Meirelles não é louco o suficiente pra isso. Não dava pra levar esse elenco a sério. O pior de tudo : a sombra de "Cidade de Deus" na vida do Meirelles. O filme foi tão, mas tão bom que vai virar um parâmetro eterno de comparação com qualquer coisa que ele faça. Nesse filme mesmo, o comentário geral é que é um filme muito bom, mas "Cidade de Deus" é melhor.
Mas então porque deu certo ?
A resposta é simples : Meirelles é bom. É muito bom. Ele deixou o filme andar, respirar por sí só, conversou muito com os atores, deixou eles criarem e a composição dos personagens ficou simplesmente perfeita. Fiennes ARREBENTA do filme. Do bobalhão burocrático ao investigativo questionador, ele vai te causando diferentes sentimentos. Hora você odeia o personagem, hora você sofre com ele, hora você acha ele um gênio. Meirelles dosou a trilha sonora, foi filmar no Quênia - que tem um "q" de Brasil - usou os truques de câmera e fotografia que ele já havia utilizado em "Cidade de Deus" (Aliás, levou o mesmo fotógrafo, e quem fez a montagem foi a mesma pessoa que fez "Platoon", imagine) com sabedoria e mesmo apesar de determinados momentos o filme ser tremido demais, conseguiu uma fotografia belíssima, em um cenário genial. Com isso tudo, o Meirelles cortou só 12 minutos do filme na ilha de edição. 12 minutos ! Ele não gravou qualquer coisa pra depois salvar o filme na edição ! E só por isso ele já é muito mais do que simplesmente "bom". RAchel Weiz consegue fazer o mesmo que o Fiennes e levar o público por diversas transições do personagem, tudo isso muito sutilmente.
Eu achava que ia ser um filme discurso chato, que contava a história de uma ativista política que se envolve com um diplomata britânico. E só. E de repente, logo no começo do filme ela é assassinada, e o seu marido passa a descobrir muitas coisas após a morte dela - pessoalmente e profissionalmente - e percebe que estão dificultando as coisas para ele descobrir de fato o porque da morte de sua esposa. Tudo isso passado de uma maneira sutil e incrivelmente bem narrada.
Não sei se o filme lava algum Oscar, mas merecia ser indicado, no mínimo o Ralph Fiennes e a fotografia. No mínimo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home