Sobrinhos do Ewald

Locutor da Sessão da Tarde : Uma galerinha do barulho apronta as mais loucas aventuras comentando tudo sobre cinema como você nunca viu !

Friday, October 21, 2005

O Senhor dos Referendos sobre as Armas


Em toda sala de aula sempre tem um "Zezinho", aquele aluno metido a engraçadinho que faz piada com todo e se acha o rei da cocada preta. Quando cresce ele vira tradutor de título de filmes. E assim aparecem pérolas como essa : de "Lord of War" vira "O Senhor das Armas". O cara deve ter se achando "o criativo" já que está rolando todo esse burburinho sobre o referendo das armas, nada melhor do que um "trocadalho do carilho" como esse. Aposto que foi o mesmo cara que traduziu "Fé demais não cheira bem".

Sobre o filme, temos o sempre competente Nicholas Cage em um papel imoral e sujo - e muito legal justamente por isso. Cage é Yuri Orlov um judeu que tenta a vida nos EUA honestamente, mas que de repente se vê melhor na vida traficando armas. A maior parte do filme é em narrativa off. Muita gente já pode não gostar por isso. O diretor é meio "Sodenbergh wanna be", o novato Adrew Niccol, que assinou coisas boas como o injustiçado "Gattaca" e o terrível "S1mOne". Como produtor ele também já assinou "O Terminal" (não consigo me decidir sobre esse filme) e o bom "O show de Truman". Aqui, ele também assina o roteiro, e manda bem.

O legal do filme está mesmo calcado no mau carater Orlov. O filme não é uma sustentação política de nada. Se você quiser dá pra te deixar "pensativo" quanto ao lance das armas, mas a idéia do filme claramente não é essa. Tudo gira em torno das crises de consciência (ou não) do protagonista, e como ele encara os fatos da vida decorrentes de sua escolha. A não ser que você seja realmente traficante de armas, a mensagem não ser para você. Vamos levar em consideração também que eu adoro um Anti-Herói, que é bem o caso aqui.

Se for pra concluir se o filme é anti ou a favor das armas, fica mais claro ver que o filme é anti-EUA. E essa é uma critica indireta no mínimo interessante, pra quem quiser prestar atenção.

Filme que não acaba bem, é contra os EUA e tem o Nicholas Cage só pode ser garantia de um bom divertimento.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home